III Simpósio de Plantação de Igrejas

III Simpósio de Plantação de Igrejas
Anápolis 7 a 9 Jul 2009

IGREJAS

ICE Taubaté
Pr. Acácio Alencar
Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2009.

Caro parceiro de intercessão;
A Graça e paz de Deus o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, sejam ministradas em seu coração.
Há pelo menos quatro meses que não tenho escrito este, dando-lhe informação direta sobre o nosso ministério de plantação da Igreja Cristã Evangélica em Taubaté.
Vamos então relembrar alguns fatos ocorridos neste ano em que comemoramos o quarto aniversário desse projeto. Isso mesmo, no final de Janeiro, celebramos ao Senhor junto com a nossa Igreja “mãe”, Cristã Evangélica Bosque dos Eucaliptos (http://www.icebosque.org.br/) de São José dos Campos o aniversário de quatro anos (vide foto no site). Nesses quatro anos Jamais nos faltou motivo de louvor e gratidão a Deus, também não faltou muita luta, desafios e conquistas.
Iniciamos o ano com uma forte e séria ameaça de crise, o que se tornara realidade mundial, entretanto entendemos que no céu não existe crise e o nosso foco tem sido tão somente buscar as coisas lá do alto onde Cristo vive, assentado à direita de Deus (Cl 3.1-4).
Sendo assim, decidimos como igreja prosseguir com o termino das construções do templo, das salas superiores, o apartamento (casal) e tudo mais que resta para acolher os fieis de Cristo que se congregam conosco. A construção nos fundos do templo são dois pavimentos com 150mt2 cada um.
Confesso que o que já alcançamos até aqui em muito supera o que esperávamos (Ef 3.20).
É importante que saiba que há dez anos aboli do meu ministério todo e qualquer tipo de campanha financeira do tipo compre alguma coisa (camiseta, refeição, brinde, etc) para contribuir com a obra de Deus, entendi que essa não é a maneira bíblica de contribuição. Por sua vez Deus tem realizado sua obra através de Sua Igreja, corpo vivo de Cristo.

Em função da retomada da construção, desenvolvimento da igreja e compromissos regionais, precisei rever minha agenda para este semestre e acabei sacrificando o estudo do inglês, no entanto, pretendo retomar no segundo semestre.

Vez por outra alguma pessoa questiona-me se já estou pensando em plantar outra igreja noutra cidade. A minha resposta é sim, penso em plantar muitas igrejas em muitas cidades. No entanto, não mais indo pessoalmente com minha família, mas treinando e enviando plantadores. Porém estou sempre pronto a obedecer às ordens do Pai Ele tem a palavra final. Tenho sonhado com a possibilidade de desenvolver um programa de treinamento prático para potenciais plantadores de igrejas relevantes para esta geração, em síntese a ideia é receber um casal de aluno formando no nosso seminário (SETECEB) em Anápolis-Go, durante um período de pelo menos um ano lhe daremos a residência e o treinamento que consistirá em basicamente: exercício prático de aptidão, elaboração do projeto específico, planejamento estratégico, exegese urbana, levantamento de recursos, escolhas e decisões, administração financeira, grupo base, rede de oração, administração eclesiástica facilitadora e igreja “mãe”.

Meus motivos específicos de oração:

1. Terminar definitivamente com as construções, preciso me dedicar mais aos estudos e pesquisas para os novos desafios.
2. Confirmação da direção de Deus para esse projeto de treinamento prático para plantadores de igreja.
3. Realização do III Simpósio de Plantação de Igreja (7 a 9 de Julho) em Anápolis, GO. (http//www.plantacaodeigreja.blogspot.com/)
4. Realizamos um dia de evangelismo e oração com o apoio da Igreja do Bosque, os irmãos saíram às ruas dos bairros Estoril, Quinta das Frutas, Quinta dos Eucaliptos e São Gonçalo, entregaram folhetos e fizeram pesquisas. Equipes estão sendo formadas para fazer as visitas solicitadas. Ore para sejam colhidos frutos desse investimento.

ICE Taubaté

ICE Taubaté

Artigos

O Bambu Chinês

Há muitas espécies de bambu. Descobri isso recentemente quando tentei, inutilmente, cultivar alguns no fundo do meu quintal. De todos os bambus sobre os quais eu li, um deles chamou-me a atenção de modo especial: o bambu-chinês.

De acordo com as informações que obtive na Internet, esse bambu, depois de plantado, permanece cinco anos sem dar o menor sinal de que realmente vai crescer. Tudo que se vê é o desabrochar lento de um pequeno broto. Durante cinco anos, todo o desenvolvimento da planta é subterrâneo e consiste na formação de uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra.
Finalmente, ao término do quinto ano, o bambu-chinês dispara em seu crescimento até atingir 25 metros de altura!
Acredito que há muita semelhança entre o bambu-chinês e as igrejas que Deus “planta”. Conheço muitos campos cultivados, lugares onde a Palavra de Deus é ensinada com fidelidade e que, no entanto, demonstram pouco ou nenhum resultado. É que a Palavra de Deus atua lentamente no esconderijo dos corações. Ali ela vai estendendo suas raízes, formando suas fibras, fixando-se de tal forma que, um dia, será impossível arrancá-la.
É preciso que os obreiros de Deus, os anunciadores das Boas-novas, os mensageiros da verdade tenham paciência e continuem seu trabalho mesmo sem ver resultados. Um dia, sob a chuva da graça de Deus, um broto surgirá no campo e com ele vários outros (1Co 3.6-9). E não será o broto de uma planta fraca, que cedo murcha e seca. Será o broto da árvore forte, que atinge as alturas e jamais poderá ser arrancada pelo vento.
Prof. Marcos GranconatoSoli Deo gloria

http://www.sbpv.org.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Olá,

Estava precisando desse ponto de convergência para os plantadores de igreja da ICEB.

Pr. Larrygan Vitorino, ICE Águas Claras-DF